DEFINIÇÕES


Associação Internacional de Dislexia

Dislexia

«Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. É caracterizada por dificuldades na correcção e / ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência leitora e ortográfica. Estas dificuldades resultam de um défice fonológico, inesperado, em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreensão leitora, experiência de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento de vocabulário e dos conhecimentos gerais».
Disortografia

Perturbação que afecta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e uma má qualidade gráfica. É possível haver uma disortografia sem que esteja presente uma dislexia.
Olá a todos!!!!
Definitivamente escrever, ou melhor, iniciar um blog não é tarefa fácil. Andei às voltas na tentativa de encontrar as melhores palavras para iniciar...Contudo, o essencial que prescinde do acessório é que senti a necessidade de partilhar um conjunto de materias didácticos e de informação resultantes da minha experiência pessoal,profissional e académica.
Aqui vão sempre poder encontrar uma ajuda importante no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da Leitura e Escrita, mais concretamente ao nível das Dificuldades de Aprendizagem resultantes da Dislexia.
Existem já muitos sites sobre o assunto e este será apenas mais um..contudo...mais um mas com sugestões de material, de formações, de ideias e de ajudas que se revestem de preciosismo quando falamos de crianças com Dislexia e das suas famílias que muitas vezes não sabem como lidar com os seus filhos.
Sobre mim, não há muito mais a dizer para além do que podem ler no perfil. Apenas isso bastará para dar credibilidade ao que aqui colocarei à vossa disposição.
Pretendo acima de tudo ser um veiculador de informação prática, científica e rigorosa.
Gratos a todos que aqui venham....!!!!