DISLEXIA - MATERIAL

Hoje decidi reservar um tempinho para este meu recanto que o "corre-corre" do dia-a-dia não permite. Assim, ficam aqui umas fichas de trabalho para trabalhar com alunos disléxicos.

http://www.mediafire.com/?tqmi0tzmzlm

Bem hajam

Fonte: Projecto "PROLEXIA"

DISCALCULIA

O seu filho (filha)ou aluno (aluna)não gosta das aulas de matemática? Saiba que, se a dificuldade em lidar com números estiver associada a problemas como a falta de sentido de orientação, ele pode sofrer de um distúrbio chamado DISCALCULIA. E esse problema é mais comum do que a incapacidade de ler - DISLEXIA

Um novo estudo elaborado em Cuba e divulgado num congresso científico no Reino Unido avaliou 1500 crianças e constatou que de 3% a 6% delas sofriam da discalculia, contra 2,5% e 4,3% que apresentaram dislexia.

Sinais:

•Dificuldades na identificação de números (visual e auditiva).
•Incapacidade para estabelecer uma correspondência (contar objectos e associar um numeral a cada um).
•Fraca habilidade para contar.
•Dificuldade na compreensão de conjuntos e da noção de quantidade.
•Dificuldade em entender o valor segundo a habituação de um número.
•Dificuldades nos cálculos.
•Dificuldades na compreensão do conceito de medida.
•Dificuldade para aprender as horas.
•Dificuldade na compreensão do valor das moedas.
•Dificuldade de compreensão da linguagem matemática e dos símbolos.
•Dificuldade em resolver problemas orais.

Dificuldades associadas:

•Deficiente organização visuo-espacial e integração não verbal: não conseguem distinguir rapidamente as diferenças entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos.
•Dificuldade em observar grupos de objectos, dizer qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular distâncias e em fazer julgamentos de organização visuo-espacial.
•Distúrbio ao nível da imagem corporal.
•Distúrbios de integração visuo-motora.
•Dificuldade na distinção esquerda-direita.
•Maturidade social reduzida.
•Desempenhos em testes de inteligência, superiores nas funções verbais comparativamente às funções não verbais.

O que fazer??? :

•Usar jogos de tabuleiro, levando à contagem dos espaços a mover em cada volta. Podem ser introduzidas algumas referências à soma ou à subtracção no decorrer do jogo.
•Usar cartas de jogar em jogos de cartas simples: mostrar como se poderá atribuir valores às cartas pela contagem dos símbolos.
•Utilizar ou inventar "cantigas e lengalengas com números".
•Encorajar a criança a utilizar os números diariamente:
◦Contar por ordem decrescente.

Poderá utilizar também alguns materiais disponíveis para download no link

http://www.mediafire.com/?vuwzjmnrhji

http://www.mediafire.com/?mednznkdudd

http://www.mediafire.com/?zizry5ycnny

http://www.mediafire.com/?jyk2iymyjen

Esta dificuldade é identificada em crianças a partir de 7 anos de idade. Caso o problema seja diagnosticado, saiba que seu filho pode continuar a frequentar as aulas normalmente – mas sempre acompanhado de perto pelos especialistas.

“A pessoa com discalculia terá problemas com o raciocínio matemático a vida inteira. Mas com o tratamento adequado, ela poderá adquirir os conceitos satisfatoriamente”.

Turmas de Lisboa (1ª T) e Porto !!


Não poderia deixar de agradecer a mais duas turmas que com as suas experiências me permitiram aprender um pouco mais. A Formação deve ser isto...a partilha e troca de sabedorias advindas não só da aprendizagem académica como das experiências de vida e profissionais nos trazem.

Muito obrigado também à turma do Porto pela calorosa recepção e muito muito obrigado pela vontade de aprender mais e mais. As reais lembranças ficam no rosto de cada uma de vós. Grato por tudo.