“Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial” (Taare Zameen Par – Every Child is Special)



Este filme que aqui vos sugiro vem marcar a grande evolução que se tem feito na arte ao serviço da Educação.
Resolvi destacar no blog um filme de Bollywood. Marcou-me de tal maneira que decidi compartilhá-lo.
É acima de tudo a prova de como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema que tiver.
Como Estrelas no Céu retrata a história de Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam à sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar a sua atenção. O seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados à escola para falar com a directora, o pai da criança decide levá-lo para um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava a acontecer com Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Espero que gostem.....acreditem que vale a pena...uma preciosidade dentro da temática DISLEXIA.

62 comentários:

  1. Jorge da Mata29/10/09 13:36

    Link para Download

    http://www.mandamais.com.br/download/9gvy652009213221

    ResponderEliminar
  2. esse filme, marca a vida de qualquer um !

    ResponderEliminar
  3. como consigo assistir este filme?

    ResponderEliminar
  4. É um dos melhores filmes retratando a dislexias de forma bem detalhada, adorei!!!!

    ResponderEliminar
  5. Também gostei muito e recomendo a todos os educadores, pois sabendo lidar com os "especiais", lidar com todos os outros tipos de alunos torna-se mais fácil. É preciso saber que cada ser humano é especial

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/3/10 02:50

    gostei do filme porque nao atinge apenas a criancas especiais mas tambem a adultos que nao enxergam a beleza do mundo e tudo o que a mais pura imaginacao pode trazer.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria muito de assistir esse filme, como faço para adquiri-lo?

    ResponderEliminar
  8. Nunca irei esquecer a angústia retratada no rosto daquela criança, contudo, não podemos deixar de acreditar que existem muitos "anjos" dispostos a ajudar. Mais uma vez obrigada por nos ter dado a conhecer esta pérola....

    ResponderEliminar
  9. É um filme maravilhoso, me deu mais sensibilidade e motivaçao para meu trabalho de conclusão de corso sobre a dislexia
    vale a pena asistir

    ResponderEliminar
  10. Alguem sabe onde posso encontrar esse filme?? Tenho um caso parecido na minha família e acho q ele nos ajudaria basante.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Rafael Souza Garcia11/4/10 21:56

    Um filme muito bom mesmo, adorei assistir e recomendo para os para todos e principalmente para quem esta na área de Pedagogia, Psicologia e também para os pais de crianças, como essa que acham que seu filhos não aprendem porque não querem.

    ResponderEliminar
  12. luciene Rezende Queirós22/4/10 13:59

    Sem dúvida aprendi muito com este filme, confesso que me ajudou mesmo a fazer uma revisão profissional e novamente rever meu olhar para a Educação...

    ResponderEliminar
  13. Nooossssaaa esse filme é muitoo Lindoo Ameei

    ResponderEliminar
  14. Grande filme! sem querer repetir, mas este é o filme da minha vida o filme que abre os olhos e que nos faz ser todos os dias a tal pessoa que ajuda, se preocupa e olha de uma forma especial tosdos aqueles que se atravessam no nosso caminho. As crianças e os alunos precisam do nosso olhar... este filme deveria ser visto e ser comentado por todos aqueles que lidam com crianças... Parabéns e obrigada,Rafael pela excelente Partilha.

    ResponderEliminar
  15. Todo educador tem que ter o pivilégio de assistir este filme, para que a sua visão em relação a educação seja ampliada e que o amor pelas nossas estrelas aumente mais e mais. adoreiiiiii este filme. Aconselho se vc não assistiu, assista urgente.

    ResponderEliminar
  16. Esse filme é uma pérola, não só para tratar da questão da dislexia, mas também para alertar a pais e educadores as mutilações que estes podem fazer nas crianças e mostrar como toda criança,seja ela portadora de uma necessidade educativa especial ou não; todas, sem exceção devem ser tratadas com amor, cuidado e dedicação!

    Assistir ao filme este fim de semana e realmente é divino!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo1/8/10 17:27

    Assisti este filme no congresso de Educadores de Uberaba, sinceramente, não esperavamos que tal filme pudesse mecher tanto assim com nos Educadores, acredito que a partir deste momento iremos olhar para nossas crianças com dificuldade de aprendizado de uma outra maneira. Recomendo o filme a todos. Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. ESSE FILME É TUDO DE BOM RECOMENDO A TODOS...ASSISTIR ESSE FILME NA FACULDADE NUMA SALA COM MAIS DE 50 PESSOAS E TODOS SE EMOCIONARAM... É MUITO LINDO!!!!

    ResponderEliminar
  19. ESTE FILME NOS MOSTRA O QUANTO SOMOS INJUSTO...SEM SABER O QUE PODE ESTAR DIANTE DOS NOSSOS OLHOS... TIVE UM IRMÃO QUE REPETIU A 7° SERIE DURANTE OITO ANOS, MEU PAI DIZIA QUE ELE ERA RETARTADO... COMO NÃO CONSEGUIA DESISTIU DE TUDO ATÉ DE SEUS SONHOS. MAS O FILME É MUITO BOM E EMOTIVO, VALEU A PENA ASSISTIR....

    ResponderEliminar
  20. Roberto gazoni
    este filme e maravilhoso vale apena assistir

    ResponderEliminar
  21. o filme só nos faz vê que a educação é primordial para a construção da cidadãnia,e que o olhar do educador solidário mostra verdadeira importancia que uma criança tem

    ResponderEliminar
  22. um filme que pode mudar a vida de muitas crianças... que tal ser passado na formação inicial de professores...

    ResponderEliminar
  23. O FIME MAIS LINDO E EMOCIONANTE QUE JÁ ASSISTIR. DEVERIA SER ASSISTIDO POR PAIS E PROFESSORES DE TODAS AS AREAS TANTO REGULAR QT DA AREA ESPECIAL PARA UMA REFLEXÃO EM SUAS ATITUDES, AÇÕES. TODO CRIANÇA TEMS EU JEITO UNICO DE APRENDER.

    ResponderEliminar
  24. eu não gostei do filme ate assistir

    ResponderEliminar
  25. sabe muitas vezes por falta de suporte ou até mesmo por ignorancia dos pais muitas pessoas são tratadas de uma forma que não necessitam,eu sou um exemplo:tive uma grande educação até o 4º ano do fundamental,foi quando repeti o 5º ano fui levdo a um especialista e diagnosticaram perda da audição,mas continuei os estudo até o ensino medio sem o auxilio de aparelho para melhorar minha audição,não conseguindo mais tive de parar por falta de suporte.Mas depois de 15 anos retomei os estudos ja com um pequeno aparelho e hoje sou um aluno universitário em pedagogia, porque eu quero que quando me encontrarem alunos com necessidades não se sintam inferiorizados e vejam que a luta é sim de todo dia.quanto ao filme é um aprendizado para todos. alias se me permitem jc.cardoso35@hotmail.com

    ResponderEliminar
  26. adorei esse filme, assisti na escola e chorei
    mto lindo mesmo, gostei

    ResponderEliminar
  27. Clemildes Gonçalves5/1/11 20:24

    Assisti 3 vezes e assistirei muito mais. Indiquei para todas as pessoas com as quais conversei até agora.É demais! Só vendo! É lindo! Marca MESMO a vida de qualquer um , educador ou não.

    ResponderEliminar
  28. Boa noite, tenho um filho de 11 anos que tem dislexia, então peço pelo amor de Deus pra saber como posso adquiri-lo? nos ajudem por favor!!!!

    ResponderEliminar
  29. Esse é o filme da minha vida [²]

    Me emocionei muito vendo esse filme, não sou e nem fui "dislexo", porém sempre apresentei um quadro ruim de aprendizado, concentração e comportamento. Não me identifiquei com o problema, mais em compensação, o sofrimento foi a mesmo.

    Conheci esse filme através de uma prima. A família dela tem uma escola, e proporcionou uma sessão de cinema para todos os professores do município de Luziânia/GO.
    Acredito que não só os pais, mais principalmente os professores deveriam ver este filme.

    Abraço

    ResponderEliminar
  30. Este filme é ótimo é muito comum este problema mas muitas vezes não o questionamos deixando que crianças sofram temos que estarmos preparados para lidar com essas crianças pois o potencial delas vai além do que imaginamos.

    ResponderEliminar
  31. Ana Paula Rapucci27/2/11 01:53

    Pude assistir esse filme na faculdade por indicação de uma professora e adorei. Retrata bem o comportamento de como alguns professores se colocam diante das dificuldades.
    Indico a todos!!!!!!

    ResponderEliminar
  32. Quando vi este filme não tive hipótese de ver desde o princípio mas não foi necessário para compreender a beleza do mesmo. Uma linda história que toca qualquer um. Todos os participantes para a realização do filme estão de parabéns! Obrigada professor por mostrar-nos o filme.

    Adorei! Vou voltar a vê-lo! Aconselho a qualquer um, especialmente professores.

    Vamos aprender a ser como este professor!
    Bom trabalho!
    Vera Santos

    ResponderEliminar
  33. `eum filme maravilhoso, que nos mostra claramente que com pouca disposição iremos fazer grandes mudanças em nossos alunos.
    è um filme que temos que assistí-lo todo ano.
    Angela Calvacante

    ResponderEliminar
  34. Eliana Melo Alves23/3/11 02:22

    Eliana Melo Alves,
    Comentários a respeito deste filme maravilhoso, Só quem ama de verdade a profissão de ser educador, e que se interessa realmente por estes desafios que surgem em nossos caminhos, se emociona ao assistir este belíssimo filme, amei, e digo mais todo professor deveria assistí-lo...

    ResponderEliminar
  35. eliana melo
    Este filme é simplesmente maravilhoso, se cada professor fizesse um pouquinho do que este professor fez, estaria de parabéns...

    ResponderEliminar
  36. Assisti... chorei demais até inchar os olhos, esse filme nos possibilita ensar-repensar e modificar atitude e ações erradas que muitas vezes realizamos impensadamente por descuido-incosequencia nervosismo e falta de conhecimento. Recomendo a todas as pessoas em geral... Vale a pena!

    ResponderEliminar
  37. lindo filme o melhor até hoje já visto.

    ResponderEliminar
  38. Uma licão de sensibilidade e profissionalismo!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/4/11 19:00

    Eu tenho uma filha dislexa e nunca me ipressionei tanto com um filme como esse, devia se utilizado para estudo em toda universidade antes de "soltarem" professores/as para lidarem com crianças.
    Alba

    ResponderEliminar
  40. TODO PROFESSOR DEVERIA ASSISTIR AO FILME.
    MAGALI.

    ResponderEliminar
  41. esse filme e perfeito! nunca vi nenhum filme que tratasse de algo tão importante de tal maneira!

    ResponderEliminar
  42. P-E-R-F-E-I-T-O-O-O-O-!!!!!!!!
    ASSISTI EM UM ENCONTRO PEDAGÓGICO JT AOS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA INSTITUIÇÃO E CONFEZZO! NÃO TEVE QUEM NÃO SE EMOCIONASSE E CHORASSE.... AO TÉRMINO FOI UMA LAVAGEM NA ALMA, UMA SENSIBILIZAÇÃO EMOCIONANTE.... VALE A PENA ASSISTIR DE NOVO MIL VEZES.... É DETONADOR PARA TODA Q QUALQUER REUNIÃO DE PROFESSORES EMANTES DODA VOLTA ÁS AULAS..... EU INDICO!....

    ResponderEliminar
  43. Tive hoje a oportunidade de assisti-lo,foi o melhor filme que já vi até hoje,chorei e aprendi muito.
    MARAVILHOSO!!!
    ASSISTAM POR FAVOR...PAIS...MÃES...PROFESSORES...

    ResponderEliminar
  44. EU VIR ESSE FILME NA ESCOLA E GOSTEI MUITO QUASE CHOREI O FILME É UM SUPERAÇÃO DE VIDA

    ResponderEliminar
  45. muito lindo esse filme,eu realmente adorei

    ResponderEliminar
  46. ameiiii o filme,me emocionou muito

    ResponderEliminar
  47. hj vi o filme na aula de planejamento educacional..muiito bom

    ResponderEliminar
  48. Eu também considero o filme mais lindo que vi até hoje. Percebi o quanto somos injustos. E até mesmo quando percebemos algo de errado na sala de aula, não batalhamos o suficiente para ver de fato qual problema aquela criança tem. Os pais também são cruéis por muitas vezes.
    Concordo que todo estudante de graduação deveria ver este filme antes de sair da faculdade.
    Eu quero saber o porquê dos problemas no processo ensino-aprendizagem não serem discutidos na graduação. Esses currículos precisam ser repensados...
    E o mais triste nisso tudo, é que a escola mais excludente, pelo menos no Brasil, é a pública, seja pela ignorância dos professores, dos pais, seja simplesmente porque podem fazê-lo sem maiores reclamações...
    Mônica

    ResponderEliminar
  49. Anónimo7/6/11 01:29

    nossa eu amo este filme é muito legal ishaan sofre um um pouquinho mas no final tudo da certo!!!!!vale a pena assistir a este filme:COMO UMA ESTRELA NA TERRA.

    ResponderEliminar
  50. depois que assisti esse filme passei a ver de outra forma a vida, chorei muito d+

    ResponderEliminar
  51. Anónimo8/7/11 20:37

    Este filme é maravilho,
    nao apenas para dislexia... mas para todos os processos de inclusao. Desde o aperfeissoamento do profissional que vai atender uma pessoal especial!

    ResponderEliminar
  52. Elizabete Humai de Toledo23/7/11 14:03

    Este filme nos chama a refletir de quanto os professores precisam ter um olhar sensível e conhecimento. Acolher cada um com sua diferença e ter uma resposta adequada a cada caso é que faz toda a diferença na educação. A família não sabe e lidar com a situação o que gera cobranças e punições, o mesmo faz a escola. Este menino foi vítima da família e da escola. Os professores precisam buscar cada vez mais conhecimento para entenderem e responderem adequadamente a diversidade existente na sala de aula e ajudar a família a compreender seus filhos.

    ResponderEliminar
  53. Me emocionei ao assistir esse filme,sua história é belíssima,tive oportunidade em assistir na faculdade e amei muito e recomendo a todos educadores.

    ResponderEliminar
  54. Sou professora do ensino especial! e recomendo a todas as pessoas que trabalhem com crianças especiais que assistam a esse filme.

    ResponderEliminar
  55. Anónimo3/9/11 18:58

    Este filme é maravilhoso, me emocionei muito, e veio acrescentar muitas coisas boas pra minha vida... Me fez ter ainda mais certeza que estou no caminho certo, pq nã tem nada mais gratificante do q vc poder ajudar e ensinar uma criança...

    ResponderEliminar
  56. Anónimo7/9/11 03:00

    Tenho 17 anos de profissão, em todos os cursos que fiz, nunca tinha assistido um filme tão espetacular é lindo, é maravilhoso! deve ser mostrado divulgado ele mexe com as pessoas, estou nas nuvens com alição de vida que ele nos transmite.

    ResponderEliminar
  57. Maravilhoso este filme, assisti na aula de curriculos e programas na faculdade de pedagogia, tendo como foco o curriculo das duas escolas nas quais Ishaan estudou..

    Maravilhoso!!!!!

    ResponderEliminar
  58. Este filme me marcou muito. A cada vez que assisto mais tenho vontade de lutar por aqueles pequenos indefesos que estao ao nosso lado, pois,nós educadores temos e devemos lutar por nossos alunos. Como ja citaram é o filme da minha vida.

    ResponderEliminar
  59. Meu professor passou esse filme, e como eu cheguei um pouco atrasada não sabia qual o assunto do filme, mas assim que vir como ele agia enquanto estava de castigo no corredor, eu pensei esse garoto é disléxico, pois um sempre reconhece o outro, me apavorei por pensar: ai meu Deus alguns dos meu colegas sabe que sou disléxica e vão ficar me comparando ao personagem o tempo todo, e cada vez que fui me identificando mais com a situação mais queria fugir dali, pq não gosto de chorar em publico, pois pra mim é algo muito pessoal... Enfim fiquei triste e emocionada ao assistir esse filme, pq me vir no personagem e principalmente além o fato de eu ser disléxica meu sobrinho de oito anos tbm é, e ainda existe muitas crianças que riem de pessoas disléxicas só aumentando o complexo de inferioridade que inicialmente se sente no processo de aprendizagem(aparentes a adulto tbm como já me ocorreu na faculdade)... Eu graças a Deus hoje faço faculdade e cheguei lá por mérito meu mesmo, tive pouca ajuda dos outros, somente de uma professora da quinta série, e por isso quero fazer o que puder por o meu sobrinho, ele já faz o tratamento que eu não tive oportunidade, mas é bom ver que talvez sejamos aptos a nos tornamos grandiosos, como já me disseram uma vez você está destinada a brilhar, as vezes é bom ver que alguém acredita em você... Por fim, chorei muito ao chegar em casa e me lembrar das palavras:"Entre nos existem essas pedras preciosas que desafiaram o caminho do mundo... Pois podiam olhar-los com olhos diferentes, seu pensamentos era distinto e nem todos os entendiam , eles enfrentaram oposição e ainda sim eles venceram..."

    ResponderEliminar