SINAIS DE ALERTA

Embora os sinais de alerta que caracterizam uma possível e eventual dislexia não sejam iguais em todos os alunos e embora não existindo uma tabela de características comuns, existem características genéricas para as quais pais e professores devem de ter em atenção quando suspeitam da existência de problemas nas competências de leitura e escrita nos seus filhos ou alunos:


DURANTE A INFÂNCIA:


# Atraso na aquisição da linguagem. Começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente.

#Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem ‘abebezada’ para além do tempo normal.


#Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima das lenga-lengas.


#Dificuldade na consciência e manipulação fonológica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons.


EM IDADE ESCOLAR:


# Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita.


# Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas.

#Erros por dificuldades na descodificação grafema-fonema.


#Bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de erros e incorrecções, inventando palavras ao ler um texto.


#A velocidade da leitura é inadequada para a idade. Dificuldades na leitura de palavras irregulares, pouco frequentes e pseudopalavras.


# Escrita com múltiplos erros ortográficos e a qualidade da caligrafia é bastante deficiente.


#Lacunas acentuadas na organização das ideias no texto e na construção frásica.


#Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos).


#Utiliza estratégias e truques para não ler. Não revela qualquer prazer pela leitura.


# Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a "sonhar acordado". Curtos períodos de atenção.


# Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.


# Dificuldades em memorizar informações verbais (memória de trabalho verbal).


# Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês).


# Dificuldades ao nível da organização pessoal.


# Não gosta de ir à escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada.


# Apresenta "picos de aprendizagem", nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente.


# Apesar das dificuldades na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocínio lógico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da média em determinadas áreas que não exijam a leitura e a escrita (desenho, pintura, música, teatro, desporto, etc.).


http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw

1 comentário:

  1. Olá, Rafael!
    Seu blog tem contribuido para que eu compreenda as dificuldades de leitura e escrita de um aluno que pode ser portador de dislexia.
    Estou no Brasil, no estado do Espírito Santo,cidade Vitória, e espero que logo consiga organizar curso à distância, para que possa aprender mais sobre esse tema tão desafiador.

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