Embora os sinais de alerta que caracterizam uma possível e eventual dislexia não sejam iguais em todos os alunos e embora não existindo uma tabela de características comuns, existem características genéricas para as quais pais e professores devem de ter em atenção quando suspeitam da existência de problemas nas competências de leitura e escrita nos seus filhos ou alunos:
DURANTE A INFÂNCIA:
# Atraso na aquisição da linguagem. Começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente.
#Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem ‘abebezada’ para além do tempo normal.
#Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima das lenga-lengas.
#Dificuldade na consciência e manipulação fonológica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons.
EM IDADE ESCOLAR:
# Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita.
# Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas.
#Erros por dificuldades na descodificação grafema-fonema.
#Bastantes dificuldades na leitura, com a presença constante de erros e incorrecções, inventando palavras ao ler um texto.
#A velocidade da leitura é inadequada para a idade. Dificuldades na leitura de palavras irregulares, pouco frequentes e pseudopalavras.
# Escrita com múltiplos erros ortográficos e a qualidade da caligrafia é bastante deficiente.
#Lacunas acentuadas na organização das ideias no texto e na construção frásica.
#Demora demasiado tempo na realização dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos).
#Utiliza estratégias e truques para não ler. Não revela qualquer prazer pela leitura.
# Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estímulo, parecendo que está a "sonhar acordado". Curtos períodos de atenção.
# Os resultados escolares não são condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliações orais do que nas escritas.
# Dificuldades em memorizar informações verbais (memória de trabalho verbal).
# Dificuldades na aprendizagem de uma língua estrangeira (Inglês).
# Dificuldades ao nível da organização pessoal.
# Não gosta de ir à escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada.
# Apresenta "picos de aprendizagem", nuns dias parece assimilar e compreender os conteúdos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente.
# Apesar das dificuldades na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocínio lógico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da média em determinadas áreas que não exijam a leitura e a escrita (desenho, pintura, música, teatro, desporto, etc.).
http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw
Olá, Rafael!
ResponderEliminarSeu blog tem contribuido para que eu compreenda as dificuldades de leitura e escrita de um aluno que pode ser portador de dislexia.
Estou no Brasil, no estado do Espírito Santo,cidade Vitória, e espero que logo consiga organizar curso à distância, para que possa aprender mais sobre esse tema tão desafiador.